segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Se o Meu povo orar e buscar a Minha face..

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Cr 7:14).
 
Olá, amados do SENHOR JESUS: Que todos tenham uma excelente semana, repleta de vitórias espirituais.

No versículo acima lemos que o SENHOR estabeleceu algumas condições para que Sua bênção fosse derramada sobre o Seu povo. E são necessárias quatro ações fundamentais para chamar a bondade e a misericórdia do Todo Poderoso DEUS para nós:
* Humilhar-se * Buscar * Arrepender-se * Converter-se

Todos nós devemos ter em mente a convicção de que DEUS é grande e o homem é limitado. O caminho da humildade passa pelo reconhecimento humano da infinita grandeza divina, seu imenso poder e sua glória suprema. Ele é o DEUS que fez o céu e a Terra e tudo que nela há (Gn 2:4). O Grande EU SOU faz da terra o escabelo de seus pés: “Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?” (Is 66:1). 
DEUS é grande que mediu na concha de suas mãos as águas do planeta: “Quem mediu na concha da sua mão as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com peso e os outeiros em balanças?” (Is 40:12).

Ao refletir acerca da grandeza de DEUS, Jacó caiu em si, reconheceu a sua limitação, arrependeu-se e submeteu-se completamente ao propósito divino para a sua vida (Jó 42:16). Quando o homem tem uma noção de sua pequenez e do quão miserável e indigno é diante de um DEUS tão poderoso e santo, ele naturalmente se aproxima do Criador com humildade, porquanto sabe que é pó e que são as misericórdias do SENHOR a causa de ele (homem) ainda estar de pé (Lm 3:22).

Humilhar-se é submeter-se, sujeitar-se a alguém. No caso do homem com DEUS, é reconhecê-lo como DEUS, SENHOR, Soberano, Criador, Todo Poderoso e reconhecer-se como criatura pecadora, indigna se estar em Sua presença e carente de Sua misericórdia, graça e perdão. É com esse espírito humilde que o homem deve aproximar-se de DEUS e colocar diante dEle suas petições, a fim de ser ouvido oportunamente.

Após chegar à presença de DEUS com humildade, a recomendação divina para a restauração do homem é orar, suplicar e buscar a face do SENHOR. Nessa busca deve voltar-se para DEUS, procurando obter a comunhão que fora quebrada, e colocar diante dEle o seu pecado (Sl 32:5), os seus desejos (Sl 38:9), suas petições (Sl 119:170), as suas ansiedades. Buscar a face do SENHOR e anelar a sua presença e comunhão conosco deve ser mais do que uma necessidade, mas um prazer para o crente: “A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo DEUS vivo” (Sl 84:2).

Aquele que realmente se arrepende, confessa e abandona o erro. O arrependimento genuíno provém da tristeza por haver pecado, desagradando o SENHOR e entristecendo o Espírito Santo de DEUS (2 Cor 7:10). Não basta apenas reconhecer o erro, mas também indispensável que se deixe o pecado, a fim de alcançar misericórdia (Pv 28:13).

Quando o SENHOR requer do homem que “se converta dos seus maus caminhos”, Ele deseja mudança de rumo, transformação de palavras, atitudes, pensamento, vontades e sentimentos. O apóstolo Paulo explica, na Palavra de DEUS, muito bem este processo na vida do homem convertido ao SENHOR: “Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano. E vos renoveis no espírito da vossa mente...” (Ef 4:22-23). Converter-se, na ótica bíblica, é abandonar as práticas passadas, que não agradam a DEUS, e viver uma vida que O agrade, pautada em Sua Palavra. É uma vida completamente nova: “Assim que, se alguém está em CRISTO, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Cor 5:17).

E ao fazer todas essas coisas (humilhar-se, buscar, arrepender-se e converter-se) o homem recebe do SENHOR as três respostas divinas contidas no versículo de abertura do artigo, em 2 Cr 7:14, que são a saber:

Ouvirei dos céus - O DEUS, Todo Poderoso, responde as orações dos que o temem: “Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará” (Sl 145:19).

Perdoarei os seus pecados – Davi conhecia a longanimidade e misericórdia divinas, pois havia experimentado a graça do perdão de DEUS, conforme Salmos 86:5 “Pois tu, SENHOR, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam”.

Sararei a sua terra – DEUS não está preocupado apenas em salvar a nossa alma e espírito. Ele sabe que necessitamos nos alimentar, vestir, morar, ter as nossas necessidades básicas supridas. JESUS ensinou que o PAI conhece as necessidades humanas e deseja supri-las: “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas” (Mt 6:31-32).

Embora esse texto bíblico fora dirigido à Israel, sua aplicação pode ser feita aos crentes de todas as épocas. Que a Igreja do SENHOR, humilhe-se, converta-se de seus maus caminhos, busque a presença divina continuamente, a fim de que o nosso DEUS, segundo as suas riquezas, supra todas as nossas necessidades em glória, por CRISTO JESUS (Fp 4:19).

O nosso DEUS é tremendo e grande em misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger