“Então os homens de Israel tomaram da provisão deles e não pediram conselho ao SENHOR.” (Js 9:14)Muitos filhos antes de tomarem alguma difícil decisão, conversam com a família para saberem se aquilo que eles estão querendo realizar é de acordo principalmente com a opinião dos pais. São filhos que se preocupam em tomar conhecimento dos conselhos dos seus genitores, para não agirem de forma errada na vida.
Da mesma forma e no sentido espiritual, deve fazer o crente emJESUS. O crente, em oração, deve conversar com o Pai celestial para receber dEle orientações no sentido de se concretizar, ou não, o que foi planejado. E se o crente orar firmemente, com convicção, o SENHOR lhe responderá. Orar é simplesmente conversar com o Pai celestial e o Seu Espírito Santo ajuda o crente naquilo que deve ser pedido pela fé em JESUS.
Se o crente não ora, não conversa com o SENHOR sobre determinado assunto de difícil solução, certamente tomará decisões precipitadas e, que muitas vezes, acarretam em prejuízo tanto financeiro, como espiritual. A vida do crente deve ser pautada também na oração.
** O crente deve orar na angústia - “E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe. E disse: Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz (Jn 2:1-2).” Jonas desobedeceu a ordem de DEUS, não fazendo a vontade do SENHOR. Ele deveria depender exclusivamente de DEUS para realizar o trabalho proposto. Mas Jonas decidiu tomar a sua própria decisão, não dando atenção as orientações do Todo Poderoso DEUS e seguiu a sua própria vontade, fugindo da presença do SENHOR (Jn 1:3). E qual foi o resultado? Sua desobediência quase causou a morte de todos no navio (Jn 1:6). E quando Jonas se viu na barriga do grande peixe lembrou-se do SENHOR e, em oração, clamou por misericórdia (Jn 2:1-7). DEUS ouviu e atendeu a oração de Jonas.
** O crente que não ora não ouve conselhos e toma decisões erradas. Josué, que havia sido posto no lugar de Moisés, também não buscou conselho de DEUS quando fez aliança com os gibeonitas. Assim sem orar e buscar a direção divina, Ele e os líderes do povo fizeram um concerto com os moradores de Gibeão. E sem a direção de DEUS, essa imprudente decisão trouxe os cananeus para dentro de Israel (Js 9:14-15). Além disso, o povo de DEUS se viu obrigado a entrar numa guerra para honrar o pacto que havia feito sem a direção do SENHOR, para proteger aqueles que os haviam enganado (Js 10:6-11).
** E que dizer do rei Davi que não orando nem dando atenção a vontade de DEUS, resolveu fazer um censo (2 Sm 24:1-25), mesmo sendo alertado por Joabe a não fazê-lo (vs 3). Talvez o rei quisesse orgulhar-se do seu poderio militar, esquecendo-se que a sua força nas vitórias estava com o SENHOR. E qual foi o resultado da sua precipitação? O rei sentiu-se mal e lhe pesou o coração quando afirma: “Muito pequei no que fiz”(vs 10). Então, clamou ao SENHOR pedindo-lhe seu perdão. Quando um homem não busca a direção de DEUS, coloca-se em situações desagradáveis e perigosas causando prejuízo para outras pessoas. A atitude errada de Davi causou a morte de setenta mil homens do povo (vs 15).
** DEUS havia prometido um filho para Abraão e Sara (Gn 15:4). Tendo aguardado a promessa por muito tempo, Sara foi vencida pela impaciência. Ela quis agir por conta própria, tentando passar à frente de DEUS. Sara não orou buscando a direção do SENHOR ao prover um filho para Abraão através de Agar, sua serva. A precipitação de Sara causou-lhe uma série de problemas (Gn 16:5).
Amados do SENHOR JESUS, não sejam precipitados agindo por sua própria vontade. Não façam isso! Antes, orem e busquem do SENHOR a resposta para aquele complicado problema. O nosso DEUS é o DEUS do impossível e nada lhe é difícil (Gn 18:14).
Que o SENHOR, em sua infinita misericórdia, nos dê forças espirituais para estar sempre aos seus pés, em oração, buscando sua direção para nossa vida e para o desenvolvimento do trabalho que Ele colocou em nossas mãos. Ele está sempre disposto a ouvir e atender àquele que o busca de coração: “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jr 29:13).
Fiquem todos vós na paz do SENHOR JESUS!

Nenhum comentário:
Postar um comentário