quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Dicas para controlar um vulcão: A ira adormecida


Quem é que tinha ouvido falar até no passado do Eyjafjallajorull? O vulcão da Islândia, que possui um nome quase impronunciável, lançou na atmosfera 750 toneladas por segundo de poeira, fumaça e lava. A fúria do “gigante” afetou o tráfego aéreo da Europa ocasionando no cancelamento de milhares de voos.



No nosso cotidiano vulcões como este estão prontos a entrar em erupção, quando menos esperamos: no trânsito, em casa, na conversação rotineira, quando alguém nega um direito que é nosso, e assim por diante. Toda essa fúria que vive pressionando para sair se encaixa na definição de raiva ou ira: “explodiu de raiva”, “saiu bufando da sala”, “cuidado quando ele fica bravo”. Até mesmo quando escutamos alguém aos gritos dizendo: “Estou calmo... já falei!”

Antes da queda, homem e mulher não tinham problemas com emoções negativas. Tempos depois, Abel e Caim apresentaram ao Senhor suas ofertas, e Deus, conhecendo o que estava no coração de Caim, perguntou: “Por que você está irado?”

Movimentação do vulcão pode ser observada via satélite.
Se todos têm seus momentos de raiva, como podemos reagir de maneira saudável? Eis algumas dicas:

1 - Aja como se tivesse o controle da situação.

É lícito ficar com raiva, mas não permita que ela controle suas decisões, palavras e ações: “O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se” (Pv 29:11).

2 - Procure sair da ira o quanto antes.

Paulo dá uma sugestão: “Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva” (Ef 4:26, NTLH). Noutras palavras, antes que o dia termine ou tão logo quanto possível, resolva a situação.

3 - Dê tempo ao tempo.

Muitas vezes, queremos resolver o problema na hora. Não corra para o telefone com a determinação de resolver de uma vez por todas o problema. Nem se sente diante do computador com a atitude de um vulcão em erupção. Isso não vai ajudar. Se nos distanciarmos da situação por um momento, isso será melhor do que depois nos arrependermos do que dissemos e enfrentar o desgaste de lidar com as consequências.

Devemos fazer o possível para buscar saídas saudáveis para os problemas. Além disso, devemos estar dispostos a perdoar quantas vezes seja necessário. Podemos pedir que Deus coloque Sua paz em nosso coração e que nosso temperamento esteja alinhado com Sua graça.

Porque é tão difícil não errar?


Diz-se que a rainha da Inglaterra certa vez resolveu visitar um presídio inglês e ouvir os condenados que lá estavam. Em seus relatos, cada preso se explicava e dizia que estava preso injustamente. Já quase no final de sua estada naquela cadeia pública um dos presos surpreendeu a monarca admitindo que realmente estava ali porque merecia. Diante da inusitada sinceridade daquele condenado a rainha declarou: "Tirem esse homem daqui, soltem-no! Ele é único errado que existe neste presídio, e pode contaminar os outros. Podem libertá-lo!" E assim o rapaz foi solto porque assumiu seus erros.

Dizem que errar é humano, mas ainda mais humano é tentar esconder os próprios erros. Se tem coisa comum quando cometemos uma falha é tentar colocar a culpa em outra pessoa. Foi assim desde o Éden. Adão culpa Eva, que por sua vez jogou a responsabilidade na serpente... Admitir as próprias fraquezas, os próprios erros, não é algo tão fácil, mas necessário para quem deseja avançar na vida. Para quem pretende tornar-se mais experiente.

Uma das declarações mais sinceras e profundas do Apóstolo Paulo foi: "Quando quero fazer o bem, não faço; e quando procuro não errar, mesmo assim eu erro". Quem quer ter um crescimento sólido na vida tem que admitir suas limitações e fragilidades. Alguém que não mascara seus problemas é quem tem tudo para se tornar mais maduro. Não adianta tentar tampar o sol com a peneira.

Todos nós somos pecadores. Ninguém é imune ao erro nesta vida. E feliz quem reconhece que não é um super-herói. Percebe que é uma pessoa igual às outras e que também comete erros. Não funciona se fazer de bonzinho.

Quando admitimos quem somos, com medos, fragilidades, limitações e virtudes tudo fica mais fácil. Nossos defeitos e imperfeições não são empecilhos a uma vida madura, desde que desçamos do pedestal de falsa pureza e admitamos que todos são pecadores. Precisamos sim, a cada dia buscarmos ser santos e puros, mas isso não conseguiremos escondendo nossos erros.

Paulo foi uma benção nas mãos de Deus porque sabia exatamente quem era. Não podemos nos considerarmos nem mais e nem menos do que somos. Precisamos estar exatamente no nível e na condição que Deus me colocou. Sem auto piedade e sem soberba.

Paralíticos na casa de Deus


“1.E PEDRO e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.2 E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.3 O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.4 E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.5 E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.6 E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.7 E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.8 E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.9 E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;” Atos 3. 1 – 9

Muitos conhecem a história acima, da qual o apostolo Pedro fez parte deste grande milagre de Cura na vida de um Coxo, que estava assentado junto a porta do templo, para pedir esmola aos que ali entravam. Onde Pedro junto a João vendo ele, fitando os olhos nele, disse: Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, Levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. Gloria a Deus.

Hoje não quero falar sobre esta história, mas quero trazer para você leitor, que muitos ainda estão paralíticos dentro da casa de Deus, muitos ainda estão coxos na Fé, não conseguem se firmar em Deus, se tornaram dependentes espirituais, de pastores, de missionários, de obreiros e principalmente de Profetas.

Utilizando Profetas como muletas para poder se locomoverem de um lado para o outro, sabe o que é isto, se esqueceram que o mesmo Jesus que usa os Profetas é o mesmo que quer usá-los também.

Pessoas das quais estão paralíticas na Fé, estão dentro da casa de Deus mas não oram mais, não jejuam mais, tudo porquê? Porque dentro da casa de Deus, existem pessoas que pagam o preço por elas, que já têm oração pronta para elas (Profetas e Profecias ).

Hoje o Senhor chama a atenção, para que nós venhamos a parar de usar Profetas dEle como muletas, precisamos caminhar com as nossas próprias pernas, com a nossa própria Fé. Quantas pessoas estão sofrendo, algumas estão mortas espiritualmente, tudo pelo simples fato de irem a casa de Deus, esperando que o algum "profeta" entregue algo a elas, ou melhor, que algum "profeta" entregue aquilo que ela quer ouvir, e não aquilo que o próprio Deus quer falar.

Existem pessoas, que não querem pagar o preço, mas querem que a vitória tenha sabor de mel, pessoas querem receber a benção, mas como receberão algo de Deus se vossas vidas estão desconsertadas.

Amados do Senhor, a pior paralisia que pode existir na vida de uma pessoa, não é  aquela que a pessoa não pode andar, mas sim a paralisia espiritual. E sabe o que pode deixar um vaso de Deus paralitico na Fé? Oração contraria, o povo pensa que só macumba pode para um Cristão na sua caminhada, isto é errado, mas a oração contraria , pode paralisar um Cristão e até mata-lo Espiritualmente. E os próprios Cristão tem paralisado Profetas, Pastores, Missionários, Obreiros, Homens e Mulheres de Deus . E tudo pelo simples fato, de estarem com a vida no altar, e pregar aquilo que Deus manda, que nem sempre é o que a Igreja quer Ouvir.

Deus abençoa, abençoa sim, mas para isto é necessário vida no altar, não adiantaria nada estar na casa de Deus 24horas, e se não tiver vida no altar de nada adiantaria.

Devemos nos firmar em Jesus , olhar não para os Profetas, mas Olhar Jesus na vida dos Profetas, e acreditarmos que Este mesmo Jesus que age na vida dos Profetas, pode agir em vossas vidas também.

Vamos nos apoiar em Jesus , pois, se estiver firmados nos homens, poderemos cair a qualquer momento, pois, os homens também são falhos.

Profetas, também pecam, também sofrem, também choram, também pagam preço, mas diante de Jesus o maior Profeta, nós sabemos que a vitória é garantida.

Saia desta paralisia hoje se levante, seja você na presença de Deus verdadeiramente, e assim como aquele coxo levantou no nome de Jesus, não por causa de Pedro ou de João, mas sim por causa de Jesus, hoje eu digo a você Levanta e Anda, Deus vai usar você nesta terra. Esta paralisia não é para você, tome posse da tua cura, tome posse da tua vitória.

Flores e espinhos: Um oposto necessário


Pois é, nem tudo são flores ao longo da estrada, os espinhos também ornamentam nossa caminhada. Luzes e sombras, triunfos e derrotas, tristezas e alegrias, tudo isso vêm de mãos dadas na vida de cada um                   Mas nas horas escuras da noite, não pense que você está só. O desespero do ser  humano sempre foi e sempre será a oportunidade de Deus.

Ele está presente com você nessas horas, basta solicitar a sua maravilhosa presença. Cristo é o manancial do verdadeiro conforto. Sua face amorosa, Seu olhar compassivo, estão voltados para você!

Nunca esqueça que são palavras dele: “Eis que Eu estou com você todos os dias...” 
Pensando bem, só a presença de Jesus nos alimentam

Caiu? É “só” levantar



Pense bem: quando vai tudo bem na nossa vida, quando está tudo nas mil maravilhas, é bem fácil encontrar apoio nas pessoas não é mesmo? Seja na sua família, na escola ou faculdade, e até mesmo na igreja. Agora quando você cai, sucumbe a tentação, e precisa voltar ao caminho da verdade, será que dá para encontrar tanto apoio assim?





Eu fiquei inspirada a escrever esse texto, a partir de uma coisa que ouvi uma menina dizer na igreja. Já faz um tempo, não vou me lembrar das palavras exatas, mas ela dizia que quando alguém cai, é muito mais fácil encontrar quem aponte o erro do que quem apóie. É natural das pessoas julgarem as outras, mas quando a gente sente na pele, as coisas acabam mudando um pouco de figura.

Antes de qualquer coisa, vou deixar bem claro: não, eu não estou passando por isso. Mas como acontece com a maioria das pessoas já aconteceu comigo sim. E o que eu fiz? Quem me ajudou? Deus! Até porque não fui conversar com ninguém em especial, também por medo de julgamentos.

Mas como o foco aqui não é o meu testemunho, vamos deixar isso para outro post. O que quero dizer em primeiro lugar é: por que uma pessoa cai? Sim, cada caso é um caso. Mas podemos levar alguns pontos em consideração: a vida cristã pode não estar tão fortificada, as pressões e influencias do mundo podem ser grande demais ou o desejo incontrolável pode não passar de jeito algum. Mesmo que ainda não tenha partido para a ação você sente que tem algo errado aí.

Agora, fica a dica para quem ainda não caiu, mas está nesse estágio. Pense: graças a Deus, você ainda não fez nada de errado, ainda tem tempo de fugir do pecado e ir correndo para os braços do Pai. É na hora da tribulação que Ele se faz mais presente na vida do crente. Uma vez li algo no blog Não Morda a Maça e não esqueci mais: não tente lutar contra a tentação com as suas próprias forças, peça força ao Senhor, orientação ao Espírito Santo.

Somos humanos, pela nossa natureza não conseguimos lutar contra a carne, não adianta teimar nesse sentido. Então se você está a ponto de se deixar levar por uma vontade, vá aos braços do pai. Diga a Ele o que está acontecendo, por mais que Ele já saiba. Chore, desabafe com Jesus lá no seu cantinho. Peça forças para não pecar, tenho certeza que Ele atenderá o seu pedido.

Agora, se você já caiu ou está em pecado não pense duas vezes e faça a mesma coisa. Eu sei que é bem mais fácil voltar ao rumo quando você ainda não praticou, mas nunca é tarde para voltar atrás. Se estiver caído, levante. Tome coragem, da mesma forma, converse, desabafe com Deus. Peça perdão.

É bem mais difícil fugir do pecado, uma vez que você já está nele, que já cometeu. Mas lembre-se: Jesus morreu na cruz justamente para nos salvar e livrar de todo a imundice. Então não sinta vergonha de se jogar na presença Dele. Diga tudo o que tem pra dizer. Peça forças. Você verá que ao sentir o perdão dentro do seu coração, sua vida se renovará. 

Onde estão os teus acusadores?



Imagine uma mulher acusada de adultério a 2.000 atrás em Israel numa época em que a nação usava a Lei de Moisés apenas para o que lhe parecia mais adequado, e por isso praticavam várias injustiças. Rezava na lei que alguém (homem ou mulher) encontrado em pecado deveria ser apedrejado até a morte.  No caso relatado por João no capítulo 8 de seu evangelho não se tem notícia do homem envolvido, só da mulher. Porque será? Por acaso ela pecou sozinha?

Imagine a cena daquela mulher sendo arrastada pelas ruas da cidade. O que se passaria em sua cabeça naqueles momentos com sabor de morte? O público era todo de homens ávidos por "justiça". Ninguém se preocupava em saber como ela se sentia, ninguém tentou ouvi-la, ninguém se importava com ela.

Por onde ela era arrastada, era insultada, envergonhada, menosprezada. Todos queriam tirar sua "casquinha". Todos estavam querendo mostrar o que acontece com uma prostituta.

De repente a caravana muda de caminho e segue em direção a praia. O que iria acontecer? Lá não seria um lugar adequado de apedrejamento, até porque por lá nem pedras haveria. Na verdade aqueles algozes queriam usar aquela mulher para fazer um teste com Jesus Cristo.

A triste mulher foi colocada entre Jesus e a multidão e disseram: “Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?”
Fico a imaginar como ficou o coração daquela mulher naquele momento. O que aquele homem ia dizer? Quem seria este homem?

Para surpresa de todos, ele se abaixou e apenas escrevia na areia com um de seus dedos. Com a insistência da multidão ele se levantou, não fez qualquer julgamento, não interrogou a mulher, Ele simplesmente disse: “Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.”

Nesse momento o homem que segurava a mulher a soltou...
E todos os  acusadores começaram a ir embora...
Um a um...

“E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?”
E ela respondeu: Ninguém, Senhor.

O coração da mulher estava aliviado, mas ainda confuso. O que aquele homem lhe diria? Qual seria seu veredicto? Como, com apenas algumas palavras, ele fez todos irem embora? O Mestre fixou seus olhos na mulher, e cheio de misericórdia disse: “Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.”

Jesus Cristo lhe entende como ninguém. Aproxime-se dele com confiança. Ele será sempre seu amparo. Se todos te acusam, te condenam, te rejeitam. Ele te compreende e está pronto a fazer um milagre em sua vida. "Entrega o teu caminho ao Senhor confia nEle e Ele tudo fará".

Depois das ferroadas, tem Sabor de Mel


Certamente, não sei o que está se passando em sua vida, na sua casa, no seu trabalho, mas saibas que Deus tem algo a fazer, algo a realizar na tua vida. Para alcançarmos uma vitória é necessário batalhar por ela, é preciso passar por caminhos estreitos, passar por vales de ossos secos, é preciso caminhar no deserto.

Quantas vezes temos sidos atingidos em nossos ministérios, pelo fato, de pregarmos a verdadeira palavra de Deus, por entregar mensagens diretas do coração do próprio Deus para a Igreja.

Os nossos inimigos muitas vezes se levantam dentro da nossa casa, do nosso trabalho, ou até mesmo a pessoa que você menos espera.Sei que não é fácil ser Cristão, não é fácil ser um Verdadeiro Adorador, ser um verdadeiro Profeta, vaso nas mãos do Senhor.

Estamos destinados a falhar a qualquer momento, tudo porque somos carne, somos seres-humanos temos sentimentos, choramos, sentimos dor, sentimos fome, sentimos sede.

As pessoas nos vem em cima de púlpitos, ou outros cantos realizando a vontade de Deus, nos vem sorrindo sempre, mas na realidade muitas das vezes temos pregado bênçãos e não temos recebidos estas bênçãos.Quando estamos na prova, sendo provados por Deus, sempre aparece um adversário para zombar, para dizer que estamos em maldição, e ainda nos perguntar aonde está o nosso Deus naquele exato momento.

Hoje, quero declarar sobre sua vida, que não importa a luta, não importa o vento, não importa o tamanho das aguas, não importa quais sejam as ferroadas que estejam doendo em ti neste momento. Eu digo, Eu declaro para você, na tua vida, em o nome de Jesus, que o Choro vai se tornar em alegria, que haverá paz no vale, haverá água pra você beber neste deserto. Porque o nosso Deus é um Deus que entra com solução para nossos problemas, nosso Deus é um Deus que fala e faz acontecer, é um Deus que faz e desfaz a qualquer momento.
Pode ter certeza, que se a tua luta, a tua prova está sendo um momento doloroso, um momento amargo, é por certamente no fim dela haverá sabor de mel, haverá promessas de Deus sendo concluídas na sua vida.
As ferroadas doem no momento, mas no final sentimos sim o gosto doce do mel. E pode ter a plena certeza, que muitos daqueles que hoje te vem na prova e não estendem as mãos para te ajudar, Deus fará questão de coloca-los na tua frente para te aplaudirem no dia da tua vitória.

Deus te levantará das cinzas e do pó, para cumprir tudo aquilo que lhe tem prometido, é tempo da mão de Deus te exaltar, por que os teus inimigos ainda vão falar que tu és mesmo escolhido(a) do próprio Deus.
“Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão”.Isaias 65.17

O Senhor nos diz, para esquecermos as coisas passadas, por que hoje Ele faz uma nova história na sua vida, e na minha vida.

Vamos ter a certeza, que a nossa vitória tem sabor de mel!

Que Deus te abençoe!

Powered By Blogger