domingo, 9 de dezembro de 2012

A doutrina de Deus, a Sua Palavra.

Doutrina é o ensino sistemático das verdades bíblicas, cujo principal objetivo é levar o crente a obter uma vida perfeita diante de DEUS. Guiado por esse ensinamento o crente goza de bem aventurança na sua vida agora e futuramente. Devemos guardar os ensinamentos da Palavra de DEUS, aplicando-os no nosso cotidiano.

A doutrina bíblica é como a chuva que rega a terra. Onde há seca difícil é o nascimento de uma árvore e, até mesmo de uma simples plantinha. A chuva serve para manter fortes as raízes das árvores e que garantem o seu fruto e a doutrina é como o gotejar de vida na vida do crente: “Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva” (Deuteronômio 32:2).

A doutrina que vem de DEUS santifica o homem, conforme afirmou JESUS: “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17:17). Santificar significa tornar santo, separar. Na oração que JESUS faz ao PAI, pouco antes da sua crucificação, Ele pede para que aqueles que DEUS havia separado para serem seus seguidores fossem um povo santo, separados do mundo e do pecado que no mundo há, para que tivessem como meta a adoração e ao serviço a DEUS. Eles deveriam viver perto do SENHOR e serem semelhantes a JESUS, sendo santos. E essa santificação vem pela dedicação à Palavra de DEUS revelada pelo Espírito da verdade. A Verdade tanto é a Palavra viva de DEUS, como a revelação da Palavra escrita em DEUS.

A doutrina se baseada na Palavra do SENHOR é um sólido mantimento para a alma humana e orienta o homem a discernir entre o bem e o mal: “Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal” (Hebreus 5:14). O crente sem a doutrina torna-se fraco e imaturo na fé, não percebe e não discerne espiritualmente o que é bom e o eu é mau nessa vida, como também não percebe aquilo que honra a DEUS e o que não honra. Já o crente doutrinado na Palavra do SENHOR, é maduro espiritualmente e pratica, constantemente, a justiça, a obediência à Palavra da Verdade. Esse crente maduro aprendeu a amar a justiça e a odiar a iniquidade (não o iníquo) tendo a mente sempre renovada pelo Espírito Santo de DEUS.

A doutrina é um forte escudo contra as sutilezas de satanás, o imundo. Observando a Palavra de DEUS o crente tem mais facilidade para detectar aquilo que provém de DEUS e o que não provém dEle. Aquele que é doutrinado por DEUS e a Sua Palavra é cauteloso: ”Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? “ (Mateus 7:15-16).

O crente, firmado na doutrina de DEUS, dificilmente se deixará levar por doutrinas “estranhas”. Uma das principais estratégias de satanás e criar doutrinas estranhas, falsas e em confronto com a Palavra de DEUS. São doutrinas que “parecem” verdade, pelas suas sutilezas, mas são, na realidade, mentiras. Aquele que não recebe ou não aceita doutrina de DEUS é facilmente enganado por qualquer doutrina que não vem de DEUS, pois não tem na Palavra de DEUS a base da sua crença. O crente forte espiritualmente fala a verdade em amor e a verdade é o Evangelho da Salvação que arranca das garras do inimigo almas importantes para o reino de DEUS.

A mente do crente deve ser instruída pela verdade da Palavra de DEUS, para que ele fale e instrua também outras pessoas dentro da Palavra, conforme instruções de Paulo a Tito: “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina” (Tt 2:1). Com a mente cheia da doutrina de DEUS, o crente jamais será levado pelas ondas do erro e arrastado pelos ventos da apostasia. Guiado pela Palavra de DEUS estaremos sempre atentos contra as artimanhas do maligno e dos que se deixam ser usados por ele: “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente” (Efésios 4:14).

Finalmente devemos sempre nos lembrar do que disse o apóstolo Paulo aos gálatas, a respeito da verdadeira doutrina que é a Palavra de DEUS: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” (Gálatas 1:8).

Amados de DEUS, apeguem-se e tenham amor pela doutrina da Palavra de DEUS. Ela é vida para todos os que crêem.

Um amável abraço para todos e que o DEUS de Abraão, Isaque e Jacó vos recompense conforme o seu caminhar em CRISTO JESUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger